Educação Ambiental

Antes de decidirmos sobre a melhor abordagem para nosso programa de educação ambiental, contratamos uma consultoria local (Ação Ambiental) para conduzir um estudo de seis meses das sete comunidades dentro da zona de amortecimento da reserva. O propósito foi identificar os problemas e desafios enfrentados pelas pessoas e como os mesmos afetam o ambiente em que vivem. Baseado nos dados desse diagnóstico, analisamos diversas opções e decidimos que a melhor abordagem seria trabalhar com a juventude, através das escolas e clubes que formamos nas quatro comunidades escolhidas: Vila 3, Vila 4, Tabocas, e Santa Luzia. Um aspecto fundamental da nossa abordagem é concentrar as atividades nas comunidades em vez da floresta para que os benefícios da exposição às novas ideias ajudem a melhorar a qualidade de vida no ambiente domiciliar.

Em cada comunidade, a juventude envolvida foi organizada em grupos com o propósito de inspirar “multiplicadores” – indivíduos que seriam expostos às ideias, conceitos e métodos para melhorarem o seu ambiente local e os mesmos passariam a ensinar a outras pessoas de suas comunidades o que aprenderam. Os temas abordados incluem: saneamento de água, o uso e deposição apropriada de agrotóxicos, as implicações das escolhas alimentares e conceitos como ecossistemas, biodiversidade, as consequências do desmatamento e a extirpação da vida silvestre.

 

Organizamos excursões na floresta em que explicamos os conceitos sobre os quais aprenderam de antemão e tentamos inculcar um senso de apreciação pela natureza e um desejo de preservar a biodiversidade da região em que habitam. Esforçamo-nos no sentido de não impor nossa visão do mundo e não criticamos as tradições, sendo que nosso papel não é de efetuar as leis, mas sim de expor aos jovens ideias novas que possam beneficiar as suas vidas.

Para outras informações sobre nosso programa de educação ambiental, favor entrar em contato com Mônica Pereira e Tarcísio Botelho da Ação Ambiental Consultoria Ltda, no endereço: acaoambiental11@gmail.com